java_firefox_ubuntu

Pretendo iniciar uma ‘série’ sobre desenvolvimento para Java ME, onde pretendo explicar o que sei sobre a plataforma, incluindo prática, muita prática. O primeiro post dessa série foi Java ME – Uma breve introdução.

Agora vamos prepara o ambiente para começar o desenvolvimento dos nossos MIDlets. Para isso, temos que fazer alguns downloads e instalações.

Os downloads necessários para começarmos são:
Java SDK, Standard Edition 1.4 ou superior;
Sun Wireless Toolkit 2.5.2;
Eclipse IDE – Pulsar

Siga os passos a seguir e caso encontre algum problema, por favor coloque nos comentários.

Instanlando Java SDK

Precisamos intalar o Java SE SDK para ter acesso a plataforma Java, necessária para a utilização do Sun Wireless Toolkit do IDE Eclipse.

1. Vá em System – > Administration – > Synaptic Package Manager

synaptic-SDK

3 – Em Quick Search, digite java

sdk-find

3 – Na lista de pacotes, selecione o pacote openjdk-6-jdk. Instale-o junto com os demais pacotes requisitados pelo Synaptic.

Baixando e instalando o Sun Wireless Toolkit 2.5.2

Agora que já instalamos o Java SDK, estamos prontos para instalar o Sun Wireless Toolkit. Mas o que é esse Sun Wireless Toolkit? Bem, segundo o site da Sun:

The Sun Java Wireless Toolkit (formerly known as J2ME Wireless Toolkit) is a set of tools for creating Java applications that run on devices compliant with the Java Technology for the Wireless Industry (JTWI, JSR 185) specification and the Mobile Service Architecture (MSA, JSR 248) specification. It consists of build tools, utilities, and a device emulator.

Primeiro, vá no site de download do Sun Wireless Toolkit: http://java.sun.com/javame/downloads/index.jsp.

Ecolha o Sun Wireless Toolkit 2.5.2 para download (destacado na imagem). Ei, mas lá tem um mais novo, o Java Platform Micro Edition Software Development Kit 3.0, por quê não posso copiá-lo? – você poderia perguntar. Simples, ainda não existe uma versão para Linux, apenas para Windows. 😦

paginaDownload-j2me

Após clicar em Download, pela segunda vez, escolha a plataforma (essa é fácil – Linux), a linguagem, só tem inglês, e aceite os termos da licença. Depois clique em Continue. Na página seguinte, selecione sun_java_wireless_toolkit-2.5.2_01-linuxi486.bin.sh para começar o download.

Após o termino do downlaod, abra um console.

Dê permissão de escrita e leitura ao arquivo e execute-o com os comandos:

sudo chmod +x sun_java_wireless_toolkit-2.5.2_01-
linuxi486.bin.sh
sudo ./sun_java_wireless_toolkit-2.5.2_01-linuxi486.bin.sh

Leia os termos da licença ou aperte q para ir direto ao final. Concorde com os termos da licença digitando yes.
Depois irá aparcer algo como:

Testing /usr/X11R6/bin/java...
A suitable Java interpreter was detected
0) Use /usr/X11R6/bin/
1) Specify a path to a Java interpreter directory.
2) Cancel this installation.

Escolha 0 (zero) para usar a o JDK default, ou 1 para especificar um outro JDK. Caso escolha 1, digite o caminho da JDK desejada e depois digite 0 para começar a instalação.

Para fazer um teste, vá do diretório onde o Wireless Toolkit foi instalado (deve estar numa pasta WTK2.5.2), através do terminal, vá na pasta bin e execute o ktoolbar. Deve aparecer um aplicativo semelhante ao da imagem abaixo.

Ktoolbar

Bem, para começar a fazer nossas MIDlets poderíamos parar por aqui e começar a programar, mas, para facilitar o desenvolvimento e tornar mais rico o desenvolvimento, vamos instalar uma IDE e aproveitar todas as facilidades e recursos que ele oferece.

Eclipse IDE

O Eclipse é um IDE maduro, OpenSource e bastante popular na comunidade Java. Iremos utilizar o Eclipse Pulsar 3.5, que é um ambiente integrada já preparado para o desenvolvimento de aplicações Java ME.

Primeiro, vá no site da Eclipse Foundation, http://www.eclipse.org/ e clique no ícone do Pulsar logo na página inicial (caso não esteja na página inicial, vá em downloads e ele estará lá). Ao entrar na página do projeto, clique em Downlaod. Na página seguinte, escolha o S.O. e a arquitetura da sua máquina (32 ou 64 bits). O próprio site irá lhe oferecer uma opção de download, clique nela e espere o download acabar.

eclipse home download

Agora, vá na pasta onde você está o download e simplesmente extraia a pasta eclipse de dentro do arquivo compactado. Pronto, o Eclipse já está pronto para ser usado!

Dentro da pasta eclispe, clique em eclipse para executar o IDE. Ele irá sugerir uma pasta onde salvar os projetos. Caso queira escolher outra pasta que não seja a sugerida, clique em Browse…, escolha a pasta de sua preferência e clique em OK.

Após iniciar o programa, clique em Workbench (uma seta na página inicial), e irá aparecer uma tela parecida com a da figura abaixo.

Screenshot-Pulsar - Eclipse

Vá em Window – > Preferences

Eclipse-pulsar-preferences

Na janela que irá aparecer, vá em Java ME – > Device Manager. No Device Manager, clique em Import.

Device-manager-import

Irá aparecer uma outra janela. Nela, clique em Browse… e selecione a pasta onde está o Wireless Toolkit (deve ser WTK2.5.2) e clique OK. Espere o Device Import terminar de carregar todas as configuraçãos do Wireless Toolkit e clique em Finish. Depois clique em OK no Device Manager (janela anterior) e pronto.

Import-Device

No próximo post iremos começar a fazer nossas primerias MIDlets.

Até mais.

Links:

Sun Wireless Toolkit: http://java.sun.com/javame/downloads/index.jsp

Eclipse IDE – Pulsar: http://www.eclipse.org/pulsar/

Anúncios