Uma Larva (Grub) gigante

Giant Grub

Uma pequena história

Quando atualizei meu Ubuntu para a versão 9.10 (Karmic Koala) não notei uma mudança sútil, mas importante: a mudança do Grub 1 para o Grub 2. Depois de um tempo usando de uso, após baixar algumas atualizações, minha listagem original de linux-headers começa a “inchar”.

Bem, isso não era problema, pois era simplesmente ir atrás do arquivo de configuração menu.lst e apagar os headers não mais necessários, deixando a tela do Grub limpa e organizada, certo? Errado. Foi aí que notei a mudança de versão do Grub (Grub 1 para o Grub 2). O menu.lst simplesmente não existia mais. Como resolver o problema?

Antes de proseguir verique a versão do kernel que você está usando. Ela NUNCA deve ser alterada ou apagada. Para qual a versão vá System -> Administration -> System Monitor. No meu caso, é a versão 2.6.31-20. Como ela não apresenta nenhum problema vou apagar todas as versões anteriores.

versão atual do kernel

versão atual do kernel

Agora que você sabe a versão do kernel que está em uso, siga os passos abaixo.

1. System → Administration → Synaptic Package Manager

Select Synaptic

2. No Quick search digite linux-headers

Quick Search

3. Verifique quais são as versões mais antigas instaladas e remova-as. CUIDADO PARA NÃO REMOVER A VERSÃO MAIS NOVA. PRESTE BASTANTE ATENÇÃO.

Remove All Packages

Algo que chamou bastante minha atenção foi a quantidade de espaço liberado após a operação: 328 MB.

Apenas liberamos o espaço usado pelos headers. Agora temos que limpá-los da lista de entrado do Grub.

Vou pegar emprestado uma dica do edturbo que encontrei no VOL (www.vivaolinux.com.br).

Vá ao terminal e digite os seguintes comandos

$ cd /boot/

$ ls

Agora você vai ver os infernais arquivos de inicialização que não foram removidos no passo anterior. Você terá que remover manualmente cada um. Vão aparecer vários agrupamentos (abi, config, initrd.img, system.map, vmcoreinfo, vmlinuz), mas será fácil identificar os arquivos que você necessita apagar olhando na sequência de números iguais aos arquivos headers diferentes da versão do kernel que está em uso.

Para remover cada um use:

$ sudo rm abi… (nome do arquivo inteiro)

$ sudo rm -r config… (nome do arquivo inteiro, veja que tem um adicional “-r” pois este é um diretório e deve ser removido por inteiro, quando usar apenas o “rm” e não funcionar, tente este!)

Para visualizar se deletou corretamente digite o comando:

$ ls

Continue apagando todos os arquivos que possuem a sequência numérica semelhante aos headers que você apagou no início. Lembre-se que é necessário muito cuidado para apagar os arquivos, tenha certeza que está apagando os certos.

Por fim digite:

$ sudo update-grub

E agora reinicie o computador para ver se realmente a sua lista GRUB diminuiu.

Até a próxima

Anúncios