broken mouse

Uma dica rápida para quem, assim como eu, possui um HP Pavilion dv5-2040br e ao instalar o Ubuntu passou por uma experiência um pouco “chata” mas bastante limitadora: um botão direito do touchpad não funciona de jeito nenhum. Não conseguia usar os menus do Gnome de forma decente, estava impedido de usar o AWN ou Docky satisfatoriamente e não podia abrir os links do Firefox em abas. Eu tinha que ter um mouse disponível o tempo todo para fazer tais coisas. Muito chato.

Depois de muito procurar na internet e não obter nenhum sucesso, desisti por um tempo. Mas ontem algo fez com que eu procurasse mais uma vez no www.vivaolinux.com.br e encontrei alguém com o mesmo problema que o meu e, como sempre acontece, a solução apareceu graças ao raulrgr. O link com a solução original está aqui.

Siga os passos abaixo caso você se encontre nessa mesma situação

1. Abra o terminal e digite o comando:

$ sudo apt-get install dkms build-essential

2. Você vai precisar baixar um arquivo clicando aqui.

3. Pelo terminal, vá para onde você baixou o arquivo

$ cd /home/seunomedesusuario/ondevcbaixouOarquivo

4. Mais comandos

$ tar xvf psmouse-2.6.35-22-generic-patched.tar.bz2.tar

$ sudo mv psmouse-2.6.35-22-generic /usr/src

$ cd /usr/src

$ sudo dkms add -m psmouse -v 2.6.35-22-generic

$ sudo dkms build -m psmouse -v 2.6.35-22-generic

$ sudo dkms install -m psmouse -v 2.6.35-22-generic

5. Reinicie o PC e depois faça os testes com o botão direito.

Para mim funcionou. E para você?

Dúvidas e sugestões nos comentários.

