acentuação tex

Após iniciar meu mestrado,  fui “obrigado” pelo meu orientador a utilizar o Tex/LaTeX para edição/confecção de documentos e apresentações. No começo achei ruim, mas hoje agradeço por conhecer e utilizar essa ferramenta fantástica.

Após uma procurar por aplicativos que me auxiliassem na edição desses arquivos, encontrei o Texmaker. Basicamente ele um aplicativo multiplataforma (Windows, MacOS e Linux) que possui, entre outras funcionalidades, suporte a  unicode, corretor ortográfico, auto-complete, um visualizador de pdf embutido, assistentes para geração de tabelas, figuras, etc. Além disso ele é um projeto open-source (GPL) e está disponível nos repositórios oficiais do Ubuntu.

Os problemas de acentuação começaram a aparecer no Texmaker após a atualização do meu sistema Ubuntu da versão 11.04 para a 11.10. Após algum tempo editando um documento, o editor simplesmente não colocava os acentos no locais corretos. Um exemplo corriqueiro do problema aparecia na hora de digitar a palavra não. O editor simplesmesmente trocava a grafia correta dessa palavra por na~o. Para contornar esse problema era necessário reiniciar o aplicativo. Mesmo após algumas atualizações pelo Update-Manager o problema persistia.

Após algumas buscas no Google, descobri que esse problema ocorria devido a falta de uma biblioteca qt, a  ibus-qt4. Para instalá-la e solucionar esse problema de vez basta digitar o comando abaixo no terminal:

sudo apt-get install ibus-qt4

Para que estiver interessado em outros editores Tex/LaTeX, um bom comparativo pode ser visto aqui.

